como declarar imposto de renda ?

como declarar imposto de renda ?
Continua após a publicidade..

como declarar imposto de renda? Vai declarar o Imposto de Renda 2022, mas não sabe o que fazer para não ter prejuízo com o famoso tributo? Então, vamos te mostrar o que você não deve fazer para conseguir fazer uma declaração sem atingir as suas finanças!

Ou seja, o leão pode te trazer muitos benefícios, mas alguns erros podem te fazer perder muito dinheiro!

Como declarar imposto de renda ? Ou seja, quais os cuidados ou diretrizes as seguir? Contudo, não sabe o que fazer para não ter prejuízo com o famoso tributo?

Continua após a publicidade..

Por outro lado, vamos te mostrar o que você não deve fazer para conseguir fazer uma declaração sem atingir as suas finanças!

Em primeiro lugar, é comum termos a ideia que a vida adulta precisa ser organizada financeiramente. Outra coisa que sabemos é que vamos enfrentar o temido Imposto de Renda. E essa afirmação está certa!

Ademais, para saber como declarar o imposto de renda fique atento! Ou seja, antes de mais nada também será Instaurado há um século. Contudo, de antemão consulte um contador.

Como declarar imposto de renda pela primeira vez 2022?

Em primeiro lugar, o imposto de renda é um tributo nacional que mede tudo o que você ganha. Aliás, ele acompanha todo o seu patrimônio ao longo da sua vida.

O tributo é aplicado para pessoas físicas e empresas, portanto, ninguém consegue escapar dele! Contudo, para realizar esse acompanhamento, o governo federal também solicita que declarem os seus ganhos.

O recebimento é feito anualmente por meio da Declaração do Imposto de Renda. Para isso, é necessário que você tenha acesso ao programa de declaração no site da Receita Federal.

Como declarar o imposto como se fosse a primeira vez?

A existência do Imposto de Renda possui uma finalidade social. Ou seja, o governo utiliza o dinheiro para subsidiar programas sociais que buscam o bem estar da população.

  • Entre eles estão o Bolsa Família.
  • o Bolsa Escola e o atual Renda Brasil.
  • o dinheiro arrecadado para amenizar a questão da desigualdade social existente no país.

Oque acontece se eu não declarar imposto?

declaração do Imposto de Renda é obrigatória para parte dos cidadãos. Por isso, quem não entregar a declaração de Imposto de Renda no prazo determinado, vai precisar arcar com uma multa.

Ou seja, esta por sua vez será calculada de acordo com o valor declarado. Contudo, no máximo, 20% do imposto e, no mínimo, R$165,74 de multa.

Portanto, se você se enquadra dentro desses patamares de renda anual, você deverá ser contribuinte do Imposto de Renda.

Em caso de omissão da declaração, o contribuinte pagará uma multa de R $165,74, e poderá ter uma multa de 20% aplicada sobre o imposto devido.

Por fim, nada melhor do que manter o IR em dia para não passar por esses perrengues.

Em conclusão, para ser um bom contribuinte, não esconda nada! Declare todos os gastos que você possuiu durante o ano.

Ademais, mesmo que eles pareçam pequenos para você. Afinal, o tributo é atribuído a todo e qualquer valor bruto que você recebeu.

Como declarar imposto de renda evitando 7 Erros que te fazem perder dinheiro com o IR.

Em primeiro lugar, declarar o imposto de renda é uma tarefa obrigatória para quem atinge o teto. Contudo, algumas pessoas tendem a não seguir esta regra . Ou seja, cometem o erro de não fazer sua declaração anual.

Por outro lado, para não ter problema com a sua declaração, trouxemos 7 erros bastante comuns que você não deve cometer na hora da sua declaração. Veja quais são:

1-Não declarar ações feitas no ano!

Investiu na Bolsa de Valores? Possui investimentos fora do país? Ganha renda extra com diversos tipos de investimentos? Então, eles nunca deverão ficar de fora da sua declaração!

Um outro erro comum na declaração do IR é a omissão dos ganhos com investimentos. Alguns podem ser isentos, mas a maioria não.

Por fim, é necessário que você realize a declaração desses ganhos, pois caso contrário, você conseguirá o belo presente de uma multa da Receita.

2 – Não declarar investimentos isentos.

Ao início de tudo, os investimentos são isentos. Ou seja, devem mesmo ser declarados? A resposta é sim!

Todos os investimentos que você realizou, mesmo que contenham com a condição de isento, devem constar na sua declaração do Imposto de Renda 2022.

Inclusive, lembre-se que o IR engloba todos os ganhos – independentes dessa condição de isenção ou não.

3 –  Ocultar ou não declarar os prejuízos recebidos.

Como mencionado, tudo deve constar na sua declaração. Os prejuízos não são uma exceção.

Por outro lado, para evitar problemas com sonegação de impostos contrate um contador. Ou seja, os prejuízos ou ganhos que ocorrem nas suas ações devem ser declarados.

Em conclusão, o prejuízo não deve ser omitido da sua declaração. Ou seja, caso aconteça, você pagará multas e corre o risco de reclusão de 2 a 5 anos.

4 – Não declarar corretamente os valores de bens.

A primeira vista, um erro bastante comum na declaração do IR é declarar os bens – imóveis, veículos – com o valor atual de mercado. Não! Isso não deve ser feito!

Contudo, pra evitar prejuízos, os bens sempre devem ser declarados com o valor da aquisição. Ou seja, o valor pago inicialmente. Enfim, esse é o valor que deve constar na sua declaração.

5 – Gastos médicos sem recibos ou comprovantes.

Em primeiro lugar, gastos médicos, que utilizou durante um ano também, devem, ser declarados. Ou seja, adicione um comprovante.

6 – Erros na hora da digitação do documento.

Antes de fazer sua declaração, fique atento aos erros de digitação! Ou seja, procure um profissional para te ajudar. Já sei, isso te parece muito complicado do seu ponto de vista!

Contudo, ao realizar sua digitação não esqueça de incluir também;

  • Gastos médicos, também devem ser incluídos. gastos com consultas médicas particulares, cirurgias plásticas, hospitais, tratamentos odontológicos, fisioterapia, exames laboratoriais, serviços radiológicos
  • Despesas escolares , como faculdade e etc…
  • Dentro deste contexto, também estão inclusos os gatos com exames laboratoriais.

7 – Gastos errados com educação.

Em primeiro lugar, inclua gastos escolares . Dentre eles estão, a matrícula e mensalidades.

No entanto, é importante observar que o limite para que a dedução aconteça é de R$ 3.561,00 no ano, mesmo valor para cada dependente.

Por fim, vale lembrar que além disso deve-se também apresentar comprovantes de tudo.

Em conclusão, vale também ressaltar que antes de montar sua declaração procure um profissional.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

andre
andre

Sou André, redator do investfinance apaixonado por economia! Meu foco é passar uma informação clara e baseada na experiência dos nossos leitores.