como investir no tesouro direto itaú

como investir no tesouro direto itaú
Continua após a publicidade..

Como investir no tesouro direto itaú ?Se você é iniciante no mundo de investimentos, o mais comum e até mesmo recomendado é iniciar pela renda fixa, essa categoria é considerada de baixo risco e é uma boa escolha para aqueles que querem conservar o seu patrimônio e ainda tem receio de investir na renda variável para multiplicá-lo. A renda fixa é um termo que faz alusão a qualquer tipo de investimento que tenha como princípio regras de remuneração já definidas no ato da compra do título. 

Essas regras têm como principal objetivo mostrar para o potencial comprador o prazo e a maneira com que a remuneração está sendo calculada e será paga para a pessoa no final do contrato. Esse é um tipo mais seguro de investimento, porque você consegue projetar exatamente os riscos que correrá enquanto o título estiver ativo. É muito comum as pessoas se perguntarem como investir no tesouro direto itaú, isso porque é um dos mais fáceis de se fazer e é perfeito para quem quer começar na área.

Do que se trata e como investir no tesouro direto itaú ?

Antes de entender como investir no tesouro direto itaú , é importante saber do que ele se trata. Basicamente, ele é um programa do governo federal para que possa haver a negociação de títulos públicos para as pessoas físicas, tudo isso de forma direta e através da internet. Também conhecidos como títulos públicos, eles são considerados a modalidade de investimento mais segura desse mercado. Aqui, os investimentos podem ser feitos em valores bastante acessíveis, alguns são menos de R$100.

Continua após a publicidade..

Eles podem ser interpretados como uma forma de empréstimo, porém nesse caso, é você quem empresta para o governo federal. Em troca disso, lhe é oferecido um título de crédito e ele já vem com um prazo de validade estabelecido e informado antes da conclusão da compra. Isso ocorre para que, no término do prazo, você tenha o seu dinheiro de volta e ele ainda seja devolvido com os juros que são oferecidos no ato da aplicação.

Entenda melhor sobre os tipos de Títulos Públicos

Depois de entender melhor como investir no Tesouro Direto, você descobrirá as diferentes alternativas para que esse tipo de ação seja realizada. É necessário averiguar qual delas é mais apropriada para cada tipo de meta e objetivo. Após definir qual o seu perfil de investidor, basta começar com os investimentos que estejam mais adequados àquilo que você almeja alcançar. Para saber mais como esse mercado funciona, veja a seguir as diferenças entre cada tipo de título público.

Tesouro Direto Selic :

Conhecido também como a alternativa mais conservadora dentre os modelos de títulos públicos, o Tesouro Direto Selic é uma boa opção para aqueles que desejam aprender a como investir no Tesouro Direto. Ele tem como base para a Taxa Selic, que é considerada a taxa básica de juros da economia brasileira, isso indica que a rentabilidade é variável, assim

como a Selic. Isso acontece porque o valor definido para ser recebido é previsto de acordo com esse encargo. Porém, é importante ressaltar que a quantia total só será fornecida no ato de resgate do seu investimento.

Esse título é o mais indicado para ser adquirido nos momentos em que a taxa de juros está com tendência de alta e também é uma boa para a pessoa que ainda não tem certeza de quando precisará pegar aquele dinheiro. 

Tesouro prefixado:

O Tesouro Prefixado, também conhecido pelo seu antigo nome Letra do Tesouro Nacional (LTN), ele tem uma rentabilidade que já é fixada antes do ato de compra do título. Uma das vantagens dele é que para render, ele não é dependente de nenhum indicador ou taxa do mercado financeiro e nem da economia. Em outras palavras, ela é fixa e não tem possibilidade de variar nem para mais e nem para menos.

Esse tipo de título público é mais adequado para os momentos em que a taxa de juros está em alta, mas com tendência de queda. Se você tem a certeza de que não precisará mexer nesse dinheiro antes do prazo estabelecido, então essa é uma ótima opção.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais .

Também chamado pela sua antiga nomenclatura, Nota do Tesouro Nacional Série F (NTN-F), o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais é semelhante ao Tesouro Prefixado. Isso porque ele também possui uma rentabilidade fixa combinada antecipadamente e que não varia com o passar do tempo. A única diferença é que aqui o investidor tem a possibilidade de receber os juros de seis em seis meses.

O momento mais indicado para investir nesse título é quando a taxa de juros tende a cair e está em alta. Se você é o tipo de investidor que está à procura de rentabilidades periódicas, essa é a melhor escolha.

Tesouro IPCA .

Esse título público também é chamado de Nota do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Ele é diferente de todos os demais tipos de investimento em renda fixa, isso porque o Tesouro IPCA tem uma parte da sua rentabilidade variável e outra parte fixa. Ela tem como base o índice oficial da inflação: o IPCA, o que significa que ele sempre irá render acima da inflação. Uma característica peculiar desse título é que o valor que será recebido no vencimento não é definido, mas pode ser previsto.

Se você pretende investir em um momento de alta da inflação e que a tendência é que ela continue subindo, essa é a opção mais indicada. Se você, investidor, deseja proteger o seu dinheiro dessa alta, então escolha o Tesouro IPCA.

Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Por fim, mas não menos importante, outra maneira de como investir no Tesouro Direto é através do Tesouro IPCA com Juros Semestrais. A sua rentabilidade também é construída a partir da taxa prefixada + o IPCA. A única diferença é que o investidor tem a possibilidade de receber juros duas vezes ao ano. Se você pretende investir em um momento de alta da inflação e ainda procura por rentabilidades periódicas, esse é o título público mais correto para você.

Como começar a investir no Tesouro Direto Itaú?

como investir no tesouro direto Itaú ?Isso é relativamente simples, você só vai precisar escolher uma corretora de valores ou banco –

todas as instituições que estão aptas a vender títulos do Tesouro estão no site do Tesouro Direto e podem ser consultadas a qualquer momento – fazer o seu cadastro e escolher o melhor tipo de título público e o melhor prazo para você.

YOUTUBE NEXT

Tags: | |

Sobre o Autor

andre
andre

Sou André, redator do investfinance apaixonado por economia! Meu foco é passar uma informação clara e baseada na experiência dos nossos leitores.