Empréstimo quando e como contratar em 2022?

Empréstimo quando e como contratar em 2022?
Continua após a publicidade..

Empréstimo consignado, tudo sobre taxas e juros e como contratar. Algumas linhas de Crédito consignado, também são ofertadas por instituições financeiras. Neste caso, um assalariado deve contratar qual delas. Hoje, queremos tentar explicar, oque é empréstimo consignado e como contratar.

Talvez esta seja uma das mais complicadas pautas do cenário econômico. Contudo, o cenário financeiro vem apresentando mudanças e também o crescimento da inflação. Pra entendermos tudo isso, alguns dados devem ser relevantes. Veja por exemplo : a taxa selic, volta a apresentar alta significativa.

Em fevereiro de 2022, a taxa selic está por volta de 10%. Nos últimos anos, está fora a maior alta. Qual a relação da taxa selic, com Crédito consignado? Por volta de março de 2018, o comitê monetário ( COPOM) define uma taxa por volta de 6,5 %.  Com este resultado, as taxas bancárias também foram restringidas.

Continua após a publicidade..

Dessa forma, os juros do empréstimo consignado também permanecerá mais baixo. Viram só! Neste exemplo acima, nossa economia básica também conta com o fator (selic). Com a alta da selic, além disso o mercado financeiro tem impacto direto. Contudo, percemos uma desaceleração com relação a economia. E é exatamente por causa disso, que juros sobem principalmente no empréstimo bancário.

Empréstimo consignado e a taxa selic!

Provavelmente, logo de início já percebeu a ligação entre o aumento da taxa selic e também juros compostos bancários. De certa forma, a taxa de juros de mercado estava bem abaixo por volta de 6,5 %. O país, neste período apresentou uma nova inflação que além disso permanecia controlada.

Por outro lado neste ano de 2022, o comitê financeiro COPOM, também decidiu aumentar a taxa selic para 10,5 %. Esse cálculo, apresentado pelo banco central, também são baseados e diversos fatores alguns deles são : inflação, prática e atividade econômica no Brasil.

Por fim, outros fatores podem ter incidência direta na inflação. O banco central, já utiliza vários estudos para elaborar uma trajetória “inflacionaria”. Alguns vetores, podem ser propício para a ALTA ou QUEDA dos juros e são eles : mercado de trabalho, importação, exportação, mercado interno bruto (PIB) além disso a alta do dólar.

Finalmente já percebeu, que a taxa de juros estão ligadas ao efeito em cadeia da selic com isso também bancos cobram mais por Crédito consignado. Todo esse ecossistema, está integrado à economia do país e provavelmente também afeta nosso modo de vida.

Crédito on-line qual a melhor taxa?

Como já é de se esperar, os bancos também prometem resolver todos seus problemas com um empréstimo. “será mesmo a solução contratar um empréstimo”. Por fim, sempre chegamos a conclusão que sim!  A realidade, pode ser chocante! Milhares de brasileiros estão endividados com contas que nunca foram quitadas.

Devido ao impulso, de contratar um Crédito consignado, acabamos fazendo as piores escolhas. Alguns fatores devem ser relevantes antes de contratar qualquer empréstimo online. Antes de mais nada faça uma análise, e veja se realmente vale a pena fazer.

Contudo vendo a necessidade, faça também uma análise de mercado e veja quais empresas oferecem a melhor opção. Algumas opções, ainda são relevantes. Uma delas, é o empréstimo para Mei, ou micro empresários.

Em conclusão, empréstimos para MEI possuem taxas mais baixas, também maior flexibilidade. Não faça nada por impulso! Lembre-se, de que quanto mais alta a taxa selic, mais alto serão os juros compostos ou bancários. A nossa sugestão, é que se o seu caso seja um investimento, nessa hora o empréstimo pra MEI pode ser uma boa opção sim.

Tags: | | |

Sobre o Autor

andre
andre

Sou André, redator do investfinance apaixonado por economia! Meu foco é passar uma informação clara e baseada na experiência dos nossos leitores.