plano de previdencia privada: investir por conta própria?

plano de previdencia privada: investir por conta própria?
Continua após a publicidade..

plano de previdencia privada como investir ?Realizar um plano de previdência privada é importante para o longo prazo. Ademais, poderá te dar mais segurança no futuro para a aposentadoria, a compra de um imóvel, ajudar os filhos, entre outros.

Ao investir em um plano de previdência privada, o dinheiro aplicado mensalmente é utilizado em fundos de investimentos. Portanto, você poderá solicitar todo o valor e resgatá-lo ao final do investimento.

Bem como, você pode escolher por receber parte desse dinheiro mensalmente. Desse modo, ele servirá como um complemento da sua aposentadoria.

Continua após a publicidade..

Ao realizar a previdência com a seguradora, vocês farão um contrato. Desse modo, ela irá garantir te passar o dinheiro mensalmente ao final do período do investimento, ou todo o montante de uma vez ou até em partes.

Como fazer um plano de previdencia privada?

Se você deseja realizar um plano de previdência privada, saiba que poderá realizar por conta própria. Bem como, é provável que o seu banco disponibilize esse serviço. Além do mais, muitas pessoas buscam fazer reservas para a aposentadoria no futuro.

Desse modo, o primeiro ponto que você precisa decidir é daqui a quantos anos você deseja se aposentar e quanto pretende receber por mês nessa fase da vida. Desse modo, você e o banco conseguirão estimar qual o valor aproximado que você precisará investir por mês.

Caso decida fazer pelo banco, ele fará a estimativa do valor que será necessário investir por mês da seguinte forma: observará as taxas de juros do mercado e a expectativa de vida realizada pelo IBGE. No entanto, isso será apenas uma estimativa.

Pois, não é possível saber com certeza quanto você terá ao final do investimento. Portanto, o ideal é pesquisar sobre os planos de previdência que os bancos e corretoras oferecem. E, por fim, verificar qual melhor se adequa ao seu perfil.

Vantagens e desvantagens do plano de previdência privada

Antes de decidir sobre um investimento, é importante analisar os prós e contras. Desse modo, veja abaixo as vantagens e as desvantagens do plano de previdência privada:

Vantagens

  • Portabilidade: ao realizar um plano de previdência privada, você não precisa ficar no mesmo banco até o final do investimento. Caso encontre uma outra instituição que seja mais vantajosa, você é livre para realizar a transferência.
  • Débito automático: há pessoas que possuem dificuldade em separar uma parte do salário e economizar. Desse modo, realizar um plano de previdência privada pode ser uma boa escolha.
  • Pois, ao receber o salário todo o mês, realizar o pagamento da previdência estará como uma obrigação. Como se estivesse pagando uma conta de água ou internet. Portanto, ficará mais fácil economizar.
  • Ademais, você também pode optar pelo débito automático. Logo, assim que o salário cai na conta, a previdência retira a parte do valor acordado de forma automática.
  • Os valores podem ser passados a quem desejar em caso de morte: ou seja, caso o titular da previdência venha a falecer, os valores que foram acumulados serão repassados para os descendentes ou outra pessoa que estiver selecionada no contrato.

Desvantagens

  • Impostos e taxas: o plano de previdência privada se mostra inviável para investimentos a curto prazo. Isso devido aos impostos e taxas cobradas. Além do mais, caso a pessoa retire o dinheiro antes do tempo acordado, ela pode sofrer com altos prejuízos.
  • Sem garantia: se você fizer o plano em um banco ou corretora e essa instituição falir, você não conseguirá recuperar o dinheiro. Pois não há garantia. Diferente da renda fixa, pois essa possui um protocolo que assegura a devolução do investimento .

Vantagens e Desvantagens de gerir um plano de previdência por conta própria

Caso você tenha decidido fazer a previdência por conta própria, é necessário analisar as vantagens e desvantagens. Desse modo, veja a seguir:

Vantagens

  • Poderá fazer um plano que irá se encaixar com o seu estilo de vida. Ademais, você se conhece melhor do que ninguém e sabe das suas necessidades e limites. Diante disso, fazer um plano que se adeque ao seu perfil será uma grande vantagem;
  • Não precisará pagar taxas;
  • Poderá ter uma carteira mais flexível. Além do mais, poderá fazer a gestão de forma mais rápida.

Desvantagens

  • Precisará estudar muito sobre o assunto. Como fará o investimento sem um banco para te auxiliar, terá que buscar muitas informações sobre o assunto para otimizar o seu investimento. Desse modo, terá que utilizar do seu tempo para isso;
  • Caso ocorra o falecimento, a família irá precisar fazer um inventário;
  • No imposto de renda não poderá se beneficiar das alíquotas regressivas.

É uma boa ideia fazer um plano de previdencia privada?

Apesar de a previdência privada não oferecer os melhores resultados de investimentos, é uma boa ideia fazê-la. Entretanto, saiba que se decidir fazer por conta própria deverá estudar muito sobre o assunto para otimizar o seu investimento.

Além do mais, caso decida realizar pelo banco, fique de olho na rentabilidade oferecida pela instituição. Às vezes, as taxas e outros tributos podem acabar diminuindo muito os benefícios que teriam.

De todo modo, se você decidiu realizar a previdência privada, saiba que pode escolher pela opção de débito automático na conta no dia do recebimento do salário.

Desse modo, ficará mais prático contribuir com a sua reserva para o futuro. Porém, fique atento aos juros e outras taxas que o banco poderá cobrar por esse serviço.

Conclusão

Por fim, veja outras opções de investimento. Nem sempre o plano de previdência privada se mostra como o mais benéfico. Ademais, você pode encontrar investimentos que trarão maiores resultados no futuro.

Ademais, há opções mais simples e que te darão maior rentabilidade. Como é o caso do investimento de renda fixa. Além do mais, se você deseja realizar um investimento mais flexível.

Bem como, com a possibilidade de retirar o dinheiro antes do momento acordado sem levar prejuízo. Desse modo, há outras opções mais benéficas do que a previdência para isso.

Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas sobre fazer um plano de previdência privada por conta própria.

RED ULTRA

Tags: | | |

Sobre o Autor

andre
andre

Sou André, redator do investfinance apaixonado por economia! Meu foco é passar uma informação clara e baseada na experiência dos nossos leitores.