plataforma ecommerce b2b quais as principais funções?

plataforma ecommerce b2b quais as principais funções?
Continua após a publicidade..

A Plataforma ecommerce B2B está crescendo muito nesses últimos anos. Então, confira as principais informações sobre essa modalidade de venda.

Antes de mais nada, a Plataforma ecommerce B2B é considerada a maior modalidade de venda. Atualmente, ela está passando por um crescimento contínuo. Sendo assim, ela se trata da relação de compra e venda que acontece entre as empresas.

Em suma, a praticidade das plataformas digitais está modificando a relação de comércio entre empresas. Assim, isso é essencial no mundo do business-to-business. Nesse sentido, é indispensável entender como essa modalidade de venda acontece.

Continua após a publicidade..

Conforme se deu a pandemia de coronavírus, a maioria dos consumidores passou a comprar através da internet. De maneira que isso acabou gerando o crescimento no setor de plataformas de e-commerce. Principalmente, a plataforma e-commerce B2B.

O que é a plataforma ecommerce B2B ?

A princípio, a plataforma ecommerce B2B refere-se a “Business to Business”. Sendo assim, ao traduzirmos esse termo temos que se trata de uma plataforma de venda online de empresa para empresa.

Assim, essa é a principal diferença entre as outras plataformas de e-commerce que são voltadas para o mercado consumidor final. Desse modo, essa modalidade de venda é muito comum nos Estados Unidos e se popularizou no Brasil nos últimos anos.

Nesse sentido, o crescimento do B2B refere-se ao motivo de que ela se aplica a empresas de quaisquer portes. Só para ilustrar, algumas empresas que trabalham com esse modelo são: Unilever; Ambev; Bic; Goodyear; Mercedes-Benz; Grupo Martins.

Como o B2B funciona?

Antecipadamente, a plataforma e-commerce B2B se trata de um site. Assim, ele pode ser acessado de diferentes dispositivos, como celulares, computadores, tablets… Desse modo, o site funciona 24 horas e o cliente pode comprar a qualquer momento.

Dessa maneira, vale a pena lembrar que esse modo de venda é voltado para as empresas. De modo que, para conseguir solicitar um orçamento o cliente precisa fazer um cadastro e um login na plataforma.

Por fim, através do acesso a plataforma o cliente consegue conferir a tabela de preços exclusiva para ele. Assim, é só escolher os produtos. Em seguida, basta que o cliente pague e conte com o envio de seus produtos adquiridos.

Vantagens da plataforma e-commerce B2B.

Em resumo, a plataforma e-commerce B2B permite que o consumidor faça suas compras online. Assim, ela se torna muito importante nos dias de hoje. Em seguida, falaremos mais sobre algumas vantagens da B2B. Então, não saia daí e confira já.

  • Compra fácil e prática: Em primeiro lugar, o cliente consegue ter uma experiência de compra mais fácil e prática. Sendo que, consegue encontrar todas as informações de produtos em um único lugar.
  • Facilidade para o vendedor: Do mesmo modo a experiência de venda também é impactada. Sendo assim, dá para receber os pedidos de compra a toda hora. Além disso, os valores e códigos são mais bem organizados.
  • Qualquer distância: Depois, os vendedores conseguem atender clientes de qualquer lugar. Isso por conta de o serviço online conseguir cobrir quaisquer distâncias. Sendo mais uma vantagem para o cliente e para o vendedor.
  • Mais visibilidade: Da mesma forma, o vendedor consegue alcançar mais quantidades de pessoas. Sendo assim, a plataforma e-commerce B2B consegue levar os produtos de vendedores para muito mais possíveis clientes.
  • Precisão: Através da plataforma de e-commerce do tipo B2B, o vendedor conta com uma precisão maior de dados como: estoque, prazos de entregas, processos de vendas…
  • Dados de clientes: Por fim, a plataforma ecommerce B2B permite que o vendedor conheça mais sobre seus clientes. Afinal, ela consegue levantar informações como o histórico de navegação deles.

Dessa forma, o vendedor conta com muitos benefícios com a modalidade de venda B2B. Sendo assim, dá para perceber o quanto a tecnologia consegue melhorar a experiência de compra e de venda.

Nesse sentido, conseguimos entender a alta na procura pela plataforma e-commerce B2B. Afinal, com o crescimento do e-commerce é necessário pensar em novas formas que facilitem e melhorem a experiência de compra dos clientes.

Quais os Principais recursos da plataforma e-commerce B2B?

Em seguida, trataremos sobre os recursos mais importantes que compõem essa plataforma de vendas. Sendo assim, o primeiro é o multicatálogo. Nesse sentido, o vendedor pode contar com diferentes catálogos para diferentes clientes compradores.

No mais, outro recurso que vale destaque é a parte de suporte. Assim, como a plataforma e-commerce B2B consegue apresentar diferentes informações para diferentes clientes, também precisa estar pronta para lidar com problemas diferentes.

Além de que, ela conta também com diferentes tipos de fretes. Assim, há a opção de Cost, Insurance and Freight e a opção de Free on Board. Sendo que, no primeiro, o vendedor é quem paga pelo frete. Então, no segundo o cliente é quem paga.

Porque escolher a B2B para as suas vendas?

Em suma, é muito simples. Afinal, a plataforma e-commerce B2B trabalha para que a experiência de compra dos clientes seja otimizada. Sendo assim, isso permite a fidelização de consumidores. De tal forma, que as vendas tendem a crescer.

Além disso, a plataforma B2B ainda está longe do fim de seu desenvolvimento completo. Em outras palavras, isso quer dizer que o faturamento dela pode crescer ainda mais. Então, se inserir nessa modalidade de venda pode ser a melhor opção.

Por fim, vale a pena falar sobre alguns resultados da plataforma e-commerce B2B. Só para exemplificar, em 2020 essa plataforma de e-commerce cresceu aproximadamente 2,39 trilhões de reais.

O que é um exemplo de business-to-business?

Em resumo, podemos falar que a plataforma e-commerce B2B é a grande responsável pelo crescimento do setor de comércio eletrônico. Desse modo, é possível perceber com os números de faturamento que a plataforma está ganhando o seu espaço.

Desse modo, contratar uma plataforma que trabalha na modalidade B2B trará muitos benefícios. Principalmente para quem está começando agora no mundo do comércio eletrônico. Aliás, a plataforma atende muito bem vários tipos de empresas de venda.

Para finalizar, a plataforma de Business to Business é uma ótima pedida. Nesse sentido, se você trabalha com vendas online, não pode deixar de dar uma olhada nessa modalidade de venda.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

andre
andre

Sou André, redator do investfinance apaixonado por economia! Meu foco é passar uma informação clara e baseada na experiência dos nossos leitores.